(Foto: Reprodução) Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) sobre a eleição presidencial mostra que Lula (PT) lidera com 37%, Flávio Bolsonaro (PL) tem 29% e Augusto Cury (Avante) agora é o terceiro colocado, com 10%.
Na sequência, Renan Santos (Missão) tem 3% e Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), 1% cada. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Globo e pela Globo.
O avanço de Cury é explicado pelo bom desempenho entre os eleitores independentes. "Nesse segmento, o candidato do Avante já alcança 24% e fica numericamente à frente de Lula", afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor da FGV. Leia a análise sobre a pesquisa.
Veja os números da pesquisa estimulada, em que a Quaest mostra aos eleitores entrevistados a relação dos candidatos. O cenário abaixo não inclui o candidato Pablo Marçal, do PRTB.
Lula (PT): 37%
Flávio Bolsonaro (PL): 29%
Escritor Augusto Cury (Avante): 10%
Renan Santos (Missão): 3%
Ronaldo Caiado (PSD): 1%
Romeu Zema (Novo): 1%
Samara Martins (UP): 1%
Rui Costa Pimenta (PCO): 0
Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0
Clariana Barão (DC): 0
Edmilson Costa (PCB): 0
Hertz Dias (PSTU): 0
Indecisos: 11%
Branco/nulo/não vai votar: 7%
Quaest, 1º turno para presidente. Cenário sem Pablo Marçal
Arte/g1
Fio do Professor Felipe Nunes: ascensão de Cury e empate Lula x Flávio no 2º turno
Os números desta pesquisa não são totalmente comparáveis aos da anterior, de 14 de agosto, porque aquela pesquisa tinha um cenário diferente: Leonardo Avalanche era o candidato do PRTB. Ele cedeu a vaga a Pablo Marçal (PRTB), que registrou a candidatura no último dia do prazo, em 15 de agosto, embora esteja inelegível. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda vai decidir se ele pode ou não concorrer.
Veja, abaixo, os números do cenário de 1º turno com Pablo Marçal:
Lula (PT): 37%
Flávio Bolsonaro (PL): 30%
Escritor Augusto Cury (Avante): 10%
Renan Santos (Missão): 3%
Ronaldo Caiado (PSD): 1%
Pablo Marçal (PRTB): 1%
Romeu Zema (Novo): 1%
Samara Martins (UP): 0
Rui Costa Pimenta (PCO): 0
Clariana Barão (DC): 0
Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 0
Edmilson Costa (PCB): 0
Hertz Dias (PSTU): 0
Indecisos: 10%
Branco/nulo/não vai votar: 7%
Quaest, intenção de voto para presidente no 1º turno
Arte/g1
Grau de decisão do voto
Para 71% dos eleitores, a escolha do candidato é definitiva. Outros 29% dizem que ainda podem mudar o voto até o dia da eleição, em 4 de outubro.
Lula (80%) e Flávio (75%) são os candidatos com o voto mais consolidado. Entre os eleitores de Cury, 52% consideram a escolha definitiva e 48% podem mudar.
57% dos eleitores de Renan Santos agora admitem trocar de candidato, e 58% dos eleitores de Caiado dizem o mesmo.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07065/2026.
Agora no g1
O que mostra a pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que a Quaest não mostra aos eleitores os nomes dos candidatos, a disputa está assim:
Lula (PT): 28%
Flávio Bolsonaro (PL): 20%
Escritor Augusto Cury (Avante): 4%
Outros somados: 4%
Indecisos: 42%
Branco/nulo/não vai votar: 2%
Intenção de voto para 1º turno, pesquisa espontânea
Arte/g1
Índice de rejeição dos candidatos
A Quaest consultou os eleitores sobre cada um dos candidatos em disputa pela: se eles conhecem e votariam, se não conhecem ou se conhecem e não votariam. Os candidatos mais rejeitados (maiores índices de "conhece e não votaria") são Flávio Bolsonaro, com 55% e Lula, com 53%. Veja os números de rejeição:
Flávio Bolsonaro: 55%
Lula: 53%
Pablo Marçal: 44%
Ronaldo Caiado: 40%
Romeu Zema: 38%
Renan Santos: 28%
Escritor Augusto Cury: 25%
Rui Costa Pimenta: 23%
Edmilson Costa: 11%
Samara Martins 11%
Hertz Dias: 10%
Veterinário Wilson Grassi: 10%
Clariana Barão: 7%
Cenários de 2º turno
Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados na simulação de 2º turno. O presidente tem apenas um ponto de vantagem numérica (eram três em agosto). Pela primeira vez, a Quaest traz um cenário com Augusto Cury.
Lula x Flávio Bolsonaro
Lula (PT): 42%
Flávio Bolsonaro (PL): 41%
Branco/nulo/não vai votar: 13%
Indecisos: 4%
Intenção de voto no 2º turno, Lula x Flávio Bolsonaro
Arte/g1
Lula x Ronaldo Caiado
Lula (PT): 42%
Ronaldo Caiado (PSD): 37%
Branco/nulo/não vai votar: 17%
Indecisos: 4%
Intenção de voto no 2º turno, Lula x Ronaldo Caiado
Arte/g1
Lula x Augusto Cury
Lula (PT): 40%
Escritor Augusto Cury (Avante): 34%
Branco/nulo/não vai votar: 21%
Indecisos: 5%
Intenção de voto no 2º turno, Lula x Augusto Cury
Arte/g1
Lula x Renan Santos
Lula (PT): 43%
Renan Santos (Missão): 36%
Branco/nulo/não vai votar: 17%
Indecisos: 4%
Intenção de voto no 2º turno, Lula x Renan Santos
Arte/g1
Lula x Romeu Zema
Lula (PT): 44%
Romeu Zema (Novo): 33%
Branco/nulo/não vai votar: 19%
Indecisos: 4%
Intenção de voto no 2º turno, Lula x Zema
Arte/g1
Aprovação e avaliação do governo
A pesquisa mostra também a percepção dos eleitores sobre o governo Lula e o desempenho da economia.
48% desaprovam o governo, enquanto 45% aprovam. Os números mostram estabilidade em relação ao levantamento anterior.
Aprovação do governo Lula
Arte/g1
Avaliação do governo Lula
Negativa: 37%
Positiva: 35%
Regular: 25%
Não sabe/não respondeu: 3%
Avaliação do governo Lula
Arte/g1
Avaliação da economia nos últimos 12 meses
Piorou: 49%
Ficou do mesmo jeito: 29%
Melhorou: 19%
Não sabe/não respondeu: 3%
Preços dos alimentos no último mês
Subiram: 67%
Ficaram iguais: 22%
Caíram: 9%
Não sabe/não respondeu: 2%
Lula, Flávio, Cury, Renan, Caiado e Zema
Globo